Conheça tudo sobre o Herpes labial: sintomas, tratamento, remédio, pomada, tem cura?

O Herpes tipo 1 mais conhecido por oral ou labial, é uma dermatose causada por um vírus (Herpes virus ou Herpes simples). Seu contágio acontece a partir de secreções orais. Por se ligada a derme, o herpes labial pode ser transmitido pelo beijo, sexualmente, e compartilhamento de objetos de higiene pessoal. A saliva e o sangue são os principais vetores da infecção. Caso apareçam bolhas na boca doloridas, você é herpes labial é preciso identificar os sintomas e tratá-los o quanto antes.

É uma doença sem cura. O que existem são tratamentos de controle para herpes labial. O vírus atinge principalmente aquelas pessoas que estão com a imunidade baixa e que tenham comportamentos de risco. A exposição ao sol também contribui para que as crises que acontecem de tempos em tempos onde acontece o surgimento de bolhas pequenas ao redor da boca. Veja aqui os sintomas, causas e tratamento e conheça os principais métodos indicados pelo médicos para tratar herpes labial.

Principais sintomas do herpes labial

Como se pega herpes labial

De forma geral, os sintomas do herpes labial são:

  • Pequenas bolhas com líquido claro (parecidas com aftas) nos lábios;
  • Lábios muito vermelhos;
  • Coceira ou irritação na boca;
  • Febre;
  • Queimação;
  • Formigamento nos lábios;
  • Dor na garganta.

Depois do contagio, o vírus do herpes simplex tipo 1 HSV se aloja num neurônio, e lá fica durante toda vida do indivíduo. Os sintomas podem ou não aparecer, dependerá da condição fisiológica. Os sintomas de labial surgem apenas para algumas pessoas, para outras a herpes é assintomática, ou seja, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus e nunca saber que o possui, por não apresentar as lesões da herpes labial.

Como cicatrizar as feridas do herpes labial?

Na verdade, o que existem são alguns tratamentos para cicatrizar as feridas causadas pelo herpes labial. Por meio deles é que as feridas melhoraram. Lembre-se de não retirar as crostas, pois o sangramento retarda a cicatrização das bolhas. Assim que notar os primeiros sintomas, utilize os medicamentos com aciclovir.

  1. Compressas de água fria: ajudará no alivio das dores, e acelerará o processo de cicatrização.
  2. Medicamentos naturais ou alternativos: existe no mercado alguns medicamentos que ajudam na cicatrização, e na imunidade, é o caso da própolis.
  3. Medicamento alopatas: a indústria farmacêutica também disponibiliza pomadas e cremes de boa eficácia. Uma substância muito usada é o docosanol. E cremes antivirais que ajudam antes das bolhas surgirem, podem ser usados quando sentir o formigamento. Podem evitar que os lábios fiquem tão lesados pelo vírus da herpes.
  4. Adesivos: existem adesivos em gel específicos para auxiliar na cicatrização do herpes labial.
  5. O tratamento de herpes labial inclui pomada e comprimidos de aciclovir que aceleram o ciclo da herpes na boca.

Lembre-se que herpes não tem cura, a doença causada pelo vírus é uma infecção que permanece inativa no organismo, até a próxima crise. É uma doença altamente contagiosa e acredita-se que entre 80% a 95% das pessoas possuem o vírus, mesmo não apresentando sintomas. É muito comum que o diagnóstico da herpes labial só seja feito quando surgem as bolhas, o que não acontece na maioria dos casos de herpes labial.

Tratamento natural para herpes labial

Tratamento indicado para cicatrizar a herpes labial

Quem prefere tratamento mais leves, compostos por produtos naturais, existem muitas possibilidades. Primeiro é possível evitar as causas da herpes labial, como o sol e manter seu sistema imunológico sempre fortalecido. Produtos simples caseiros são usados, tais como:

  • Alho, é um antiviral natural. Basta cortar um alho e massageá-los nos lábios.
  • Leite, por ser compostos por lisina que inibe a arginina (aminoácido que propaga o herpes).
  • Gelo, muito útil para diminuir o formigamento e aliviar a dor.
  • Aloe Vera, ajuda a secar as bolhas (utilizar o gel).
  • Limão, tem características antissépticas. Algumas gotas de limão por dia ajudam a secar as bolhas.

Suplementos naturais compostos de lisina são muito eficazes. São encontrados nas farmácias ou em lojas de produtos naturais.

Quando se trata de herpes labial é recomendável manter sempre a higiene. Cuidar das feridas com zelo acelera na cicatrização.

Como conviver com o herpes labial

O indivíduo afetado pelo herpes labial poderá levar sua vida sem maiores transtornos, caso siga algumas recomendações:

  • Não fique mexendo nas feridas. Evite colocar a mão.
  • Somente consuma medicamentos prescritos.
  • Converse com seu parceiro sobre a doença. Certamente encontrarão a melhor forma de resolver.
  • Não compartilhe itens pessoais como escovas de dente, barbeadores, talheres, copos, etc.

A dica maior é realizar os tratamentos de forma adequada. Assim mesmo com o herpes labial, poderá levar uma vida normal.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply