Herpes genital: quais os sintomas, contagio e muito mais.

Ardência ao urinar, bolhas, dor e coceira são apenas alguns dos sintomas do herpes genital. Essa doença sexualmente transmissível afeta várias pessoas, principalmente quando há contato íntimo. É possível viver com a doença em estado de latência, sendo assim, é necessário saber como conviver com o herpes.

Conheça mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamento natural e saiba como cicatrizar as feridas deixadas pelo herpes.

O que é herpes

Como se pega herpes genital

O herpes é uma DST que acomete a pele. É contagiosa e se pega através do contato físico com a área afeta e suas secreções. Porém, uma pessoa pode conviver com o herpes mesmo sem saber que possui a doença. Após o primeiro contato, ela fica em estado de latência esperando algum fator, como a imunidade baixa ou o estresse, para entrar na fase ativa.

A transmissão do herpes pode acontecer mesmo quando ainda não erupções cutâneas, apenas com o contato direto na pele de uma pessoa infectada. É muito comum em pessoas sexualmente ativas, principalmente quando há vários parceiros sexuais. Além do herpes genital, há ainda o herpes labial.

Sintomas da herpes

Os sintomas mais comuns do herpes genital são:

  • Ardência ao urinar;
  • Bolhas esbranquiçadas com líquido claro;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Irritação na pele e manchas vermelhas;
  • Lesões e erupções na região genital;
  • Casca em feridas cicatrizadas;
  • Ínguas sensíveis na virilha;
  • Corrimento vaginal;
  • Febre baixa;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Dor muscular.

As bolhas do herpes genital surgem principalmente na região da vagina, pênis e ânus.

Tratamento natural para herpes

Alho é um dos tratamentos naturais contra a herpes genitalAo perceber os primeiros sintomas o correto é buscar ajuda médica — ginecologista ou urologista — rapidamente. O tratamento mais comum para herpes é com comprimidos antivirais, os mais utilizados são o Aciclovir ou Valaciclovir.

Em alguns casos, os médicos também recomendam o uso de pomadas na região afetada para cicatrizar as feridas deixadas pela doença.

Há também o tratamento natural para herpes. O alho, por exemplo, é considerado um antibiótico natural. Basta picá-lo ou preparar uma pasta e aplicá-lo diretamente nas feridas. Ele também tem propriedades como antimicrobianas e anti-inflamatórias.

O chá preto também serve como tratamento natural para diminuir a coceira e o ardor. Basta preparar 2 sachês do chá em meio litro de água. Depois de deixá-los em água fervida por alguns minutos, aplique sobre a ferida.

Prevenção do herpes

Camisinha é uma das principais maneiras de se prevenir da herpes genitalO principal contagio do herpes é através do contato direto com feridas. Por isso evite ter relações sexuais quando houver sinais da doença, como manchas e bolhas. É imprescindível também o uso de preservativos em quaisquer situações, pois além de evitar a herpes, ajuda a evitar outras doenças sexualmente transmissíveis. Há quem recomende também limitar o número de parceiros como prevenção do herpes.

Por se tratar de um vírus que fica na corrente sanguínea, o herpes não tem cura. Quem foi contaminado fica com o vírus em estado de latência no organismo, esperando para entrar em estado ativo.

Qualquer sinal da doença — ou outro —, procure imediatamente o seu médico.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply