Tipos de herpes: quais existem? Veja como é o contagio e muito mais.

Herpes é uma doença contagiosa e existe três tipos: herpes labial, herpes genital e herpes zóster. Apesar de terem sintomas parecidos e os cuidados com o herpes serem basicamente os mesmos, é preciso conhecê-los para iniciar o tratamento correto.

Conheça cada um dos tipos, os seus sintomas, contagio, tratamento e prevenção.

Herpes tipo 1 ou herpes labial

Herpes Labial ou herpes tipo 1

Também conhecido como herpes na boca ou herpes simples. É caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas doloridas nos lábios. O vírus que causa essa doença é o HSV-1 ou herpes simples do tipo 1. Porém, ela também pode ser provocada pelo HSV-2 (herpes simples do tipo 2 ou genital).

O primeiro contato com a doença geralmente acontece na infância. O vírus não morre, ele fica em estado de latência no organismo, sem apresentar nenhum sintoma. Sua ativação pode acontecer devido a uma série de fatores como o excesso de sol, estresse ou a imunidade baixa.

A contaminação acontece pelo contato direto com a secreção das feridas ou ainda pelo compartilhamento de objetos como toalhas e talheres. O sexo sem proteção também pode servir para a contaminação do herpes.

Além das bolhas doloridas, a doença também pode apresentar dor de garganta e febre. Coceira, sensibilidade, queimação e formigamento também são comuns. Para o tratamento, é utilizado antivirais, tanto por via oral como uso tópico.

Herpes tipo 2 ou herpes genital

Herpes Genital ou Herpes tipo 2

Os sintomas do herpes tipo 2 ou herpes genital (HSV-2) são bem parecidos com os do tipo 1. Porém, observamos outros sintomas como:

Para saber se tem herpes, além dos sintomas, será necessário analisar uma amostra da ferida e também exame de sangue. Após o diagnóstico do médico — ginecologista ou urologista — irá recomendar o uso de remédios — oral e/ou uso tópico — antivirais.

O contagio é feito através do contato com a pessoa infectada. Por esse motivo não faça sexo com pessoas que possuem feridas na região genital e use sempre preservativos.

Herpes tipo 3 ou herpes zóster

Herpes tipo 3 ou herpes zóster

O herpes tipo 3 ou herpes zóster é o tipo mais grave da doença. As bolhas e a dor intensa acabam surgindo em outras partes além dos lábios e da região genital. O mais comum é surgirem lesões no tronco e no rosto em forma de uma faixa em apenas um dos lados do corpo.

Herpes zóster é causado pela reativação do vírus da varíola, o mesmo da catapora. Esse é o único tipo da doença que possui vacina. E, embora não seja fatal, pode causar danos permanentes do membro acometido pela doença.

Os sintomas iniciais são dores, ardência, cócegas, formigamento, calafrios, problemas gastrointestinais. Em seguida, o surgimento de lesões doloridas, que geralmente acontecem em apenas um lado do corpo (esquerdo ou direito).

Há ainda uma complicação dessa doença que causa queimação nas erupções, dores (que demoram anos para parar) e muita sensibilidade do toque. O tratamento também inclui antivirais, remédios para dor e para prevenir infecções e banho frio ou compressa para aliviar coceira e dor.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply