Bolhas de água no corpo que coçam: o que pode ser? Causas mais comuns - Superando a Herpes

Bolhas de água no corpo que coçam: o que pode ser? Causas mais comuns

As bolhas no corpo são sintomas que podem indicar diferentes doenças. As mais frequentes são a varicela, também chamada de catapora, e o herpes, embora existam outras menos conhecidas. É o caso da epidermólise bolhosa, pênfigo, impetigo bolhoso, penfigoide, dermatite atópica, herpetiforme doença e dermatite herpetiforme. A epidermólise bolhosa é uma condição genética que pode atacar quem possua esse gene, como uma infecção do próprio organismo.

Assim, não é contagiosa e se caracteriza pela pele e mucosas que se tornam frágeis por causa da pouca aderência entre as camadas. Por conta disso, quando existe pressão ou atrito, as camadas da pele se separam, formando bolhas. Regiões de dobras, mucosas da boca e dos olhos e as extremidades são os locais mais afetados.

Mas o que todas essas doenças tem em comum? É que coçam muito em geral, , afetal sua pele e as bolhas podem  se transformar em feridas quando não são tratadas corretamente. Alguns casos podem evoluir para pior, atingindo locais como o couro cabeludo, dor de garganta, bolhas pelo corpo que podem aparecer em qualquer lugar, por isso é preciso ficar atento aos primeiros sintomas.

› › › Clique Aqui e Conheça uma Forma 100% NATURAL para Eliminar a Herpes

Doenças autoimunes e bolhas no corpo

Bolhas no corpo o que pode ser

O pênfigo é bastante raro e as bolhas que se formam na pele são mais frequentes na região genital, boca, olhos, garganta e nariz. Trata-se de uma doença autoimune, que acontece quando o próprio sistema imunológico ataca o corpo do paciente. Nesse caso, ataca as estruturas da pele que unem as células. Também não é contagiosa. Ela provoca bolhas na derme em várias partes do corpo, podendo ficar vermelhas sem infecção ou com, é possível também ter dor de cabeça por causa das bolhas.

Penfigoide é um grupo de doenças autoimunes que provoca a formação de bolhas no corpo e nas mucosas. Entre os tipos mais comuns está o penfigoide bolhoso, que afeta em especial os idosos, caracterizando-se pelas grandes bolhas muito firmes que demoram a romper.

A dermatite herpetiforme é mais uma doença autoimune, que forma grupos de pequenas bolhas que provocam muita coceira. O mais comum é que apareçam nos joelhos, cotovelos, atrás da cabeça, nádegas, coluna lombar, rosto e pescoço. A ingestão ao glúten está associada ao quadro, assim, pacientes com doença celíaca também podem ter esse problema.

É claro que também pode estar diretamente ligado a uma simples infecção bacteriana, não se desespere.

Varicela, herpes zóster e bolhas no corpo

A varicela, causada pelo vírus varicela-zóster, é bastante contagiosa. É mais comum na infância, mas não é muito grave. A transmissão é por contato direto com saliva ou secreções do doente ou mesmo com o líquido presente nas bolhas.

Além das manchas vermelhas que ao serem coçadas se transformam em bolhas e depois estouram virando feridas, outros sintomas são mal estar, falta de apetite, febre alta e cansaço. O vírus pode permanecer no organismo e, se ele for reativado, dá origem à outra doença, a herpes zóster.

 

O seu principal sintoma são as pequenas bolhas agrupadas na pele que doem, dão sensação de queimação e aumento da sensibilidade. Embora a herpes zóster seja uma consequência da varicela, é possível dizer que se pega herpes desse tipo com a troca de secreções mesmo que raro. O contágio pode acontecer no contágio do vírus varicela-zóster para quem não está imune.

Ela é caracterizada por afetar crianças e bebês, mas todos os outros também estão suscetíveis em alguns casos de quanto em contato, pegarem a doença. Existem vários remédios caseiros para amenizar os sintomas causados pela varicela.

Herpes simples e bolhas no corpo

O herpes simples também pode causar bolhas por todo o corpo, embora o mais comum entre os sintomas do herpes sejam as feridas na boca quando se trata do tipo 1, mais frequente na infância. Nesse caso, as lesões acometem ainda os lábios, rosto e olhos, sendo que o contato se dá através de pessoas infectadas.

Já o herpes simples do tipo 2 é transmitido por contato sexual sem preservativo. Embora também possa causar bolhas por todo o corpo, inclusive, quando a doença não for adequadamente tratada, o mais comum é que se manifeste nos órgãos genitais. Para saber mais sobre o herpes simples, clique aqui.

› › › Clique Aqui e Conheça uma Forma 100% NATURAL para Eliminar a Herpes


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply