Início / Doenças - Principais e Como Tratá-las / Saúde em dia: Consequências da falta de vitamina B12 e como repor

Saúde em dia: Consequências da falta de vitamina B12 e como repor

A vitamina B12 tem um papel fundamental em várias funções do corpo. Ela é importante para a saúde do sistema nervoso, para a formação de glóbulos vermelhos e para o metabolismo das proteínas e gorduras.

A deficiência dessa vitamina é um problema comum e pode ter diversas consequências negativas para a saúde se não for tratada de forma correta. Vamos te explicar!

Vitamina B12
Saúde em dia: Consequências da falta de vitamina B12 e como repor

Consequências da deficiência de vitamina B12

Uma das principais consequências da falta de vitamina B12 é a anemia megaloblástica, uma condição na qual o corpo produz glóbulos vermelhos muito grandes, causando alguns sintomas, como fadiga, fraqueza, falta de ar e palidez.

Além disso, a deficiência de B12 também pode afetar o sistema nervoso, causando sintomas como dormência e formigamento nas mãos e nos pés, dificuldade de equilíbrio, confusão mental e até mesmo danos nos nervos.

Outras consequências da falta de vitamina B12 se referem a saúde óssea, ao aumento do risco de doenças do coração e falha no desenvolvimento cognitivo em bebês e crianças. Além disso, a condição pode estar relacionada com sintomas de depressão em adultos mais velhos.

Veja também: Dieta equilibrada: Como evitar fraqueza e fadiga

O que leva a falta de vitamina B12?

Existem várias razões pelas quais alguém pode desenvolver uma deficiência de vitamina B12. Uma das causas mais comuns é a má absorção da vitamina, que pode ser devido a condições médicas como doença de Crohn, doença celíaca, gastrite ou cirurgia bariátrica.

Outros fatores de risco incluem uma dieta vegetariana ou vegana estrita, já que a vitamina B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal, como carne, peixe, laticínios e ovos.

Como repor essa deficiência?

A vitamina B12 pode ser facilmente tratada com suplementos orais ou injetáveis, dependendo da gravidade da deficiência. Para aqueles com uma deficiência leve ou moderada, os suplementos orais geralmente funcionam. No entanto, para aqueles com uma deficiência mais grave ou que têm dificuldade em absorver vitamina B12 do trato digestivo, os suplementos injetáveis podem ser necessários.

Além dos suplementos, também é possível aumentar a ingestão de vitamina B12 através da dieta. Como mencionado anteriormente, os alimentos de origem animal são as melhores fontes de B12, então incluir carne magra, peixe, laticínios e ovos em sua dieta pode ajudar a prevenir a deficiência.

Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana, existem alimentos fortificados com vitamina B12, como cereais matinais, leites vegetais e produtos de soja, que podem ser ótimos para garantir uma ingestão adequada da vitamina.

Além da vitamina B12, é importante garantir uma ingestão adequada de outros nutrientes que são importantes para a saúde do sistema nervoso e a formação de glóbulos vermelhos, como o ácido fólico e o ferro.

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes de que seu corpo precisa para funcionar de forma correta.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário